sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Projeto Identidades - Novos Parceiros da Loja Identidades -

Recebi de Marcileia o 1º Edital para Seleção de Novos Parceiros da Loja Identidades - Projeto Identidades / ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, por meio da lista de distribuição da ESP (ESP-LIVRE).
Resolvi que seria a bolsa Xangô a peça a ser enviada. Terminei na véspera, na manhã do último dia. Mas considero que tenha valido apena o esforço. Também enviei a Fada Rosa.

A Renata teve papel importante, pois foi ela que, gentilmente, levou a peça no local indicado.

O edital em seu artigo 2º define:
"2.1 A loja Identidades, uma iniciativa do ICE em parceria com o Shopping Jardim Sul, é uma loja com o objetivo social de contribuir para a sustentabilidade de diversas organizações sociais e comunidades por meio da divulgação de suas causas e projetos e da comercialização de seus produtos.

  1. A loja Identidades pratica Comércio Justo e Solidário e é uma oportunidade para a prática do Consumo Consciente. Ao contrário do modelo de comercialização tradicional, em que os objetivos referem-se simplesmente a consumir e lucrar, na Loja Identidades o objetivo maior é o desenvolvimento humano e a valorização das pessoas, da cultura e do meio ambiente, de forma que as relações estabelecidas são baseadas em princípios éticos e solidários e não simplesmente comerciais, formando parcerias que vão além da relação de compra e venda. Desta forma, é desenvolvida uma relação de transparência e cooperação entre a loja, os artesãos e os consumidores, de modo que todos sejam beneficiados. Os produtos vendidos na loja são confeccionados por meio de técnicas artesanais, do reaproveitamento de materiais e da utilização de matérias-primas sustentáveis. Assim, é desenvolvido um modelo de consumo economicamente viável sendo também ambiental, cultural e socialmente justo. O Projeto Identidades estimula o consumo responsável e solidário como forma de garantir a geração de renda para comunidades excluídas do mercado formal de trabalho e de mercado. Por meio da loja Identidades, o ICE abre o espaço para a comercialização de produtos de artesãos de comunidades de baixa renda, artistas populares e de diversos projetos e organizações sociais. Todos os produtos vendidos promovem a geração de renda e de oportunidade para artesãos, artistas, grupos organizados e cooperativas - envolvendo mulheres, idosos, jovens, comunidades indígenas e pessoas com deficiência - de forma que a loja atua numa linha de cooperação para o desenvolvimento.

Um comentário:

Val disse...

Lu, pra vc pensar (sociologicamente) o consumo e as mercadorias indico os textos que se encontra neste site - http://antivalor.vilabol.uol.com.br/.... lá vc poderá encontrar muitas reflexoes, a partir de Escola de Frankfurt, sobre a sociedade do consumo.... espero que seja util pra vc, nesse momento no qual vc se aproxima do "mercado" e do mundo das mercadorias. Bjins