domingo, 7 de setembro de 2008

Amor engaiolado...

Enfeite de mesa muito usado por minha avó, tias e mãe nas comemorações de aniversário e casamento. Essa técnica foi registrada do no Livro: "A vida nossa de cada dia ", um estudo sobre uso e costumes da Família Soares de Almeida, de Dalva Bolognini - Escola de Folclore.

O Amor engaiolado e:
"É um cone de cartolina, ao qual se prende, com alfinetes ou fita adesiva, cortes de papel de seda que se abrem como renda com o peso do docinho que vai dentro deles. O docinho é um beijo, cocada branca em ponto de enrrolar, passada em açucar cristal e enfeitada com um cravo da Índia".



Valéria pediu para que eu olhasse no livro como era realizado o corte do papel para montar o cartucho.

Preparei um passo a passo de como preparar o papel.

Corte um quadrado - este tem 14cm, dobre ao meio.

Repita a dobra mais uma vez
e outra vez
e mais uma para finalizar....
Pronto. Agora é só fazer os cortes, uma para cada lado, sempre deixando uma parte sem cortar.
Quando terminar ficará assim:
Depois abra... com cuidado!!!

Quando todo aberto é só colocar o docinho, fechar...
pendurar no cone.

3 comentários:

disse...

Oi Lu
obrigada por publicar este passo a passo
farei um amor engaiolado nesta minha festa de aniversário... afinal, é uma maneira de ter a vovó (e minha família) mais perto de mim...
um beijo
[depois mando as fotos]

micheliny verunschk disse...

ótimo passo a passo, Lulu!

bjim!

micheliny verunschk disse...

Ah, Lu! Tem uma novidade lá no meu blog! Se quiser participar, dá uma espiada... É uma troca de primavera!

bjs!